Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dioscorea mantiqueirensis R.Knuth CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-08-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv,v)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Dioscorea mantiqueirensis é uma liana pouco conhecida, mas considerada espécie válida e ainda não recoletada. Seu único registro é na Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, em Floresta Ombrófila Densa. Com AOO estimada inferior a 10 km², a espécie é categorizada como "Criticamente em perigo" (CR). O município em que foi realizada a coleta apresenta aproximadamente 31% de remanescente da formação original, sendo considerado um ambiente severamente fragmentado, principalmente devido às extensas áreas destinadas à pastagem e ao aumento das atividades antrópicas ocasionadas pela duplicação da rodovia Fernão Dias. Assim, em função do desmatamento ocorrido no passado é possível inferir que houve declínio do número de subpopulações e de indivíduos maduros, bem como da AOO, EOO e qualidade do hábitat. Ademais, o material botânico foi coletado em 1897, período anterior ao recente desmatamento observado na área, de modo que D. mantiqueirensis esteja provavelmente extinta.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dioscorea mantiqueirensis R.Knuth;

Família: Dioscoreaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

D. mantiqueirensis é considerada espécie válida, ainda não recoletada no Estado de São Paulo, sendo considerada um táxon separado de D. grisebachii (Kirizawa; Couto, com. pessoal).

Distribuição

Ocorre na região do pico dos Marins, município de Piquete, Estado de São Paulo (CNCFlora, 2011).

Ecologia

Liana volúvel, perene, que habita áreas florestais na região do pico dos Marins (SP); fértil em janeiro; polinizada por insetos (Couto, 2010).

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Recentemente, a duplicação da rodovia Fernão Dias vem provocando aumento do turismo na Serra da Mantiqueira, o que tem gerado diversos impactos (CEPF, 2001).

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes No sul de Minas Gerais a expansão das pastagens se estende por todos os tipos de paisagem e revela como a causa principal de degradação ambiental, afetando a vegetação nativa, o solo e o sistema hídrico (CEPF, 2001).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU) segundo a Lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA, 2004).

Referências

- CEPF - CRITICAL ECOSSYSTEM PARTNERSHIP FUND -. Mata atlântica hotspot de biodiversidade. , p. 29, 2001.

- COUTO, R. S. Dioscoreaceae (R. Br.) Lindley do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Mestrado. Rio de Janeiro: Museu Nacional-UFRJ, 2010.

- KIRIZAWA, M.; XIFREDA, C.C.; COUTO, R.; ARAÚJO, D. Dioscoreaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil 2010, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB035277>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Dioscorea mantiqueirensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dioscorea mantiqueirensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/08/2012 - 18:09:04